quarta-feira, 28 de maio de 2008

Palmas e Palma(de ouro) para Cantet

Um film para ler, ouvir,sentir e ver ,mas teremos que esperar pela "rentrée" porque o film só sera projectado nas salas de cinema portuguesas em Outubro.(para saber mais ler a critica do DN aqui anexada).Um film para todos ,pais,alunos ,professores e para a Sr ministra não ficar a margem do que se passa entre paredes...

Trailer du film " Entre les Murs" de CANTET

http://br.youtube.com/watch?v=Wz5svwJqoVU

terça-feira, 27 de maio de 2008

LONDRES MANIFESTAÇÕES NA VIA DA ESQUERDA


Façam um Manguito ás Mangueiras da Galp,BP,Repsol...

Fartos de fartar vilanagem e toda a rede de vigaristas,já para não dizer corruptos,que se abastecem nos nossos bolsos e atestam sem escrupulos depositos e contas bancarias...
Entaõ é tempo de reagir!Noa dias 1,2,3 de junho(e nos seguintes)não alimentem os enormes lucros da Galp,BP,Repsol ,abasteçam-se na concorrência....


sábado, 24 de maio de 2008

Já estou com saudades das margens,dos horizontes , dos céus AZUIS ! ....

A minha velhinha Costa Nova....
Matalascanas

Serpa


Tavira



Fotos- Manu



quarta-feira, 21 de maio de 2008

Ima(r)gens do Baixo-Vouga -Tendências Inverno-Primavera...






















Todo este oxigénio a 3 km de Aveiro...
Fotos-Manu





sexta-feira, 16 de maio de 2008

"ERA UMA VEZ UMA MÃE"

foto Manu (o Tomás na sua fase Vivaldi-Mozart)

Poema do meu infante Tomás.
( 7 anos e 1/2)


O Tomás escreveu este poema de um jorro só. As educadoras que estavam presentes naquele momento ficaram muito comovidas e fizeram questão de nos dizer que ninguém o ajudou,nem sequer a colocar uma virgula. A Vera que é uma extraordinária educadora de ensino especial ficou com a lágrima no canto do olho quando nos contou o sucedido.

O Tomás é autista , no espectro do autismo está referenciado como autista ligeiro ou com o síndroma de Asperger,mas tudo isto ainda não está bem definido...as pesquisas ainda vão no átrio.

Uma coisa é certa , é agora(já tem 13 anos)um adolescente ,um miúdo bonito ,estudioso,inteligente qb que em nada se diferencia dos outros(aparentemente) sobretudo no que se refere ao aspecto físico embora seja de estatura alta "1,80m" para a sua idade.A diferença ,se é de diferença que se trata,espelha-se talvez mais no seu olhar,um olhar muito sonhador e que raramente foca o olhar dos outros,exprime-se num português correctissimo proporcionalmente aos miúdos da sua idade(o Tomás devora livros de astronomia,de historia de geografia ,todo tipo de bd e alguma literatura ,que iniciou com o "petit Nicolas" há já alguns anos).Não obstante a astronomia que é uma paixão constante(aprendo muito com ele nesta matéria)neste momento anda com a febre das alturas e não há nem cume nem alpinista que lhe escape,desde o primeiro que escalou o Evereste até as ultimas peripécias de João Garcia o trepador lusitano de serviço.O Tomás é um miúdo feliz porem a sua ingenuidade,dificuldades em distinguir a ironia o figurativo(embora nestes domínios tem vindo a fazer progressos e a desmascarar algumas situações)já lhe originou alguns dissabores(que também me destroçaram o coração...)porque no mundo real nem tudo é cor de rosa e alguns colegas são cruéis , oportunistas e tiram partido do facto de que as escolas ainda estão longe de estar preparadas para uma boa integração.Mas isto é mais um capitulo que o M.E desdenha e pretende resTORTURAR tendo em conta a deficiência(cortes no orçamento e as consequentes reduções de educadoras(es)e funcionários)como trata a questão do ensino especial. Este ultimo aspecto daria muito pano para mangas , mas por hoje só quero partilhar a sensibilidade ,a poesia que potencialmente nos corre à flor da pele,e que o Tomás tal um Vesúvio em ebulição(ele adora vulcões) jorrou cá para fora...

Conhecendo por experiência própria estes meninos sejam eles autistas ligeiros ou profundos ,quando oiço os políticos da nossa praça utilizar a expressão "autista"pejorativamente por tudo e em qualquer lugar ,nem me questiono alias nem tenho duvidas de quais são os menos sociais e os menos humanos....

Porque contrariamente aos preconceitos vulgarmente (ou vulgar mentes) a eles associados...


Ils ont le coeur sensible comme une fleur

Qui s'ouvre quand tu l'effleures

Et se referme quand tu l'ignores.


Manu

domingo, 11 de maio de 2008

DEATH MADE in CHINA

Hesitei em colocar estas fotos no meu blog ,em principio sou contra imagens de conteúdo sensacionalistas mas como sempre me repugnou a pena de morte,quanto mais nas ditaduras em que a justiça tem uma balança desequilibrada,decidi divulga-las.Os jogos olímpicos tem uma ambição Humanitária e custa-me aceitar que sirvam de palco para lavar a imagem de repressão de uma das maiores e mais inflexíveis ditaduras do nosso planeta.


















A China e o Irão são os países que lideram a "lista negra" divulgada pela Amnistia Internacional .Segundo o relatório anual sobre a pena de morte «pelo menos,1.252 pessoas em 24 países foram executadas e ,pelo menos, 3.347 foram condenadas a morte em 51 países».
Durante o ano passado , 88% de todas as execuções oficiais aconteceram em 5 países : China(470),Irão(317),Arábia Saudita(143)Paquistão(135) e Estados Unidos da América(42).
Execuções secretas
A Amnistia Internacional alerta, porém ,que o número de execuções nestes países é de difícil quantificação,sendo que nos 10 primeiros apenas os EUA e o Afeganistão apresentaram informação clara quanto à aplicação e execução da sentença de morte.
No caso da China , os relatórios oficiais registam 470 execuções , mas a organização humanitária norte - americana «Fundação Dui Hua» estima que 6.000 pessoas foram executadas pelo governo de Pequim.



sexta-feira, 9 de maio de 2008

Aprés la pluie le beau temps...

Ce soir je me sens coeur "d'artichaut"...



Foto de Robert Doisneau

"Il faudra leur dire, les mots que l'on reçoit c'est comme des parfuns qu'on respire"

(Paroles de Francis Cabrel)

Para a Nina e o Tomás e para toda a gente...

clicar no you...

YouTube - ♪ FRANCIS Cabrel - il faudra leur dire ( version melody )

sábado, 3 de maio de 2008

JULIEN CLERC NO LADO CERTO DA MARGEM

"D'ECHANGER MA PEAU DE CIVILISÉ CONTRE LES POILS D'UN OURS MAL LECHÉ"
Extrait de la chanson " nouveau big bang"

Belle-de -nuit ,belle la nuit, Belle d'amour

Avec la complicité du hasard
Baladé par mes instincts
Je roulais sans le savoir
Sur les traces de ton destin


Détourné par ton regard
Qui avait troublé le mien
Anonyme du côté bar
j'ai poursuivi le tien


Ton sourire était câlin
Quand surpris par ton culot
Tu m'as tendu la main
Pour m'accorder un slow


Si aujourd'hui j'en parle au coeur
Si aujourd'hui je m'en souviens
Si aujourd'hui je danse encore
Si tes nuits sont mes matins



C'est que le soir quand je m'endors
tu valses sans pudeur
Et enflâmes du ventre au coeur
La passion qui me dévore .




1986 de Manu

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Depois dos Cravos o Muguet...


Em França é tradição no dia 1º de Maio oferecer aos amigos e familiares "un brin de Muguet" que segundo reza a lenda dá sorte a quem o receber. Esta flor também esta associada ,desde o século xx, às manifestaçoes do 1º de Maio e não há desfile que se preze sem a florzinha na lapela.
Como gosto muito de vocês ,ofereço a quem por aqui passar,bloguistas e não só, um raminho com carinho e amizade.Da Margem para todos um bom 1º de Maio.
Abraços,Manu.