sexta-feira, 16 de maio de 2008

"ERA UMA VEZ UMA MÃE"

foto Manu (o Tomás na sua fase Vivaldi-Mozart)

Poema do meu infante Tomás.
( 7 anos e 1/2)


O Tomás escreveu este poema de um jorro só. As educadoras que estavam presentes naquele momento ficaram muito comovidas e fizeram questão de nos dizer que ninguém o ajudou,nem sequer a colocar uma virgula. A Vera que é uma extraordinária educadora de ensino especial ficou com a lágrima no canto do olho quando nos contou o sucedido.

O Tomás é autista , no espectro do autismo está referenciado como autista ligeiro ou com o síndroma de Asperger,mas tudo isto ainda não está bem definido...as pesquisas ainda vão no átrio.

Uma coisa é certa , é agora(já tem 13 anos)um adolescente ,um miúdo bonito ,estudioso,inteligente qb que em nada se diferencia dos outros(aparentemente) sobretudo no que se refere ao aspecto físico embora seja de estatura alta "1,80m" para a sua idade.A diferença ,se é de diferença que se trata,espelha-se talvez mais no seu olhar,um olhar muito sonhador e que raramente foca o olhar dos outros,exprime-se num português correctissimo proporcionalmente aos miúdos da sua idade(o Tomás devora livros de astronomia,de historia de geografia ,todo tipo de bd e alguma literatura ,que iniciou com o "petit Nicolas" há já alguns anos).Não obstante a astronomia que é uma paixão constante(aprendo muito com ele nesta matéria)neste momento anda com a febre das alturas e não há nem cume nem alpinista que lhe escape,desde o primeiro que escalou o Evereste até as ultimas peripécias de João Garcia o trepador lusitano de serviço.O Tomás é um miúdo feliz porem a sua ingenuidade,dificuldades em distinguir a ironia o figurativo(embora nestes domínios tem vindo a fazer progressos e a desmascarar algumas situações)já lhe originou alguns dissabores(que também me destroçaram o coração...)porque no mundo real nem tudo é cor de rosa e alguns colegas são cruéis , oportunistas e tiram partido do facto de que as escolas ainda estão longe de estar preparadas para uma boa integração.Mas isto é mais um capitulo que o M.E desdenha e pretende resTORTURAR tendo em conta a deficiência(cortes no orçamento e as consequentes reduções de educadoras(es)e funcionários)como trata a questão do ensino especial. Este ultimo aspecto daria muito pano para mangas , mas por hoje só quero partilhar a sensibilidade ,a poesia que potencialmente nos corre à flor da pele,e que o Tomás tal um Vesúvio em ebulição(ele adora vulcões) jorrou cá para fora...

Conhecendo por experiência própria estes meninos sejam eles autistas ligeiros ou profundos ,quando oiço os políticos da nossa praça utilizar a expressão "autista"pejorativamente por tudo e em qualquer lugar ,nem me questiono alias nem tenho duvidas de quais são os menos sociais e os menos humanos....

Porque contrariamente aos preconceitos vulgarmente (ou vulgar mentes) a eles associados...


Ils ont le coeur sensible comme une fleur

Qui s'ouvre quand tu l'effleures

Et se referme quand tu l'ignores.


Manu

3 comentários:

papagueno disse...

Muito giro, o piqueno vai longe.
parabéns ao papá e ao infante.

Denise disse...

Bonito o teu Tomás e as palavras que o fazem e que fazem o mundo seu!
Não sei muito de autismo. Sei apenas que é sempre muito difícil ser diferente, ainda nos dia de hoje...
Um abraço

Kika disse...

Como ser humano fico triste. Como professora sinto embaraço e desalento pelo nosso sistema. Bom seria se o Tomás estivesse inserido num contexto adequado à sua forma de ser e de interagir com o mundo. Ainda assim é feliz e rico no seu universo. Que mais desejar? O amor é mesmo a melhor resposta Manu! E nota-se que ele o tem em abundância.
Já alguns Tomases me aqueceram o coração e me tiraram o sono. Este ano tenho o Pedro, paralítico, e o Paulo, défice cognitivo acentuado. São ambos fantásticos. Assim eu tivesse conhecimentos para suprir a suas necessidades. Eu sou uma simples professora do Secundário caramba! Mundo cão!
O melhor para a vossa família.
Um abraço